O que é o Cidadania Sinfônica Ópera Studio?

O Cidadania Sinfônica Opera Studio vem com a proposta de levar o mundo da arte lírica para pessoas de todas as faixas etárias localizadas em regiões, consideradas atualmente, de periferia abrindo portas para novos públicos. As produções serão realizadas por artistas em início de carreira/recém formados ou com pouca experiência no palco, em parceria com profissionais gabaritados no cenário operístico visando sua capacitação profissional através da troca de experiências práticas com foco no mercado de trabalho e geração de renda. Esta versão apresenta-se como uma adaptação e propõe a realização de uma cortina lírica. No programa haverá a execução de trechos das óperas de Mozart e Rossini, Este repertório foi escolhido por ser condizente com o nível de formação da equipe técnica.

Objetivos

Difundir o repertório operístico, contribuir com o desenvolvimento técnico e artístico de músicos oriundos de cursos de graduação e técnicos em música e promover ações educativas para formação e fidelização de novas plateias através da realização de séries de concertos e recitais voltados ao repertório clássico brasileiro e estrangeiro, incluindo a categoria Ópera/teatro, adaptados através de arranjos ou transcrições para serem executados por pequenos grupos em ambiente de câmara ou grandes grupos de músicos em ambiente de sala de concerto ou teatros, proporcionar a interação entre músicos em formação e profissionais, ofertando atividades essenciais para suprir algumas lacunas encontradas na formação do músico brasileiro e ainda atividades educativas interativas com o público para formação de plateia.

Patrocinadores

O projeto Cidadania Sinfônica Opera Studio – Cortina Lírica foi patrocinado em 2023 pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Santander, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Cidadania Sinfônica Ópera Studio 2023

Em 2023, o espetáculo “Figaro, de Beaumarchais”, do projeto Cidadania Sinfônica Ópera Studio – Cortina Lirica, teve três apresentações no total. A primeira foi no Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. A segunda foi no Theatro Municipal, no centro da cidade. E a terceira foi em Quintino, na Zona Norte. As localidades foram pensadas a partir da filosofia do projeto: democratizar a música lírica, levando-a também para áreas periféricas. 

Galeria

Matérias

Teaser e

  Entrevistas 

Cidadania Sinfônica Ópera Studio 2022

O Cidadania Sinfônica Ópera Studio já chegou vencendo barreiras! Criado por sua gerente de projetos, o soprano Danielle Sardinha, e dirigido pelo maestro Rafael Rocha, este trabalho foi aprovado no “EDITAL DE CONCURSO ARTÍSTICO Nº 01/2021 MUNICIPAL EM CENA”, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que dispõe sobre a premiação financeira para propostas de trabalhos artísticos realizados no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no ano de 2022.

Galeria

Teaser