Histórico
Em 2004, alguns estudantes de música, liderados por Rafael Rocha e Danielle Sardinha, decidiram se reunir para tocar obras de vários compositores. Com o passar do tempo, outras pessoas se encantaram pela ideia e passaram a integrar o grupo.
Assim nasceu a Orquestra Sinfônica Jovem de Campo Grande – RJ.
À medida que novos músicos chegavam, crescia a vontade do grupo de desenvolver um amplo trabalho de ensino e divulgação.
Era preciso proporcionar o aperfeiçoamento musical de seus integrantes e também formar plateias, mostrar para moradores da região a beleza de obras clássicas.
Com os novos integrantes, percebemos que podíamos ampliar nosso repertório. Além disso, decidimos buscar espaços para apresentações, não queríamos tocar apenas para nós mesmos. Levamos a música clássica a várias comunidades, começando por Campo Grande, onde nos reuníamos. Depois, passamos por outros bairros da Zona Oeste e também fomos para a Baixada Fluminense. Conseguimos reconhecimento e um local fixo para ensaios, o teatro Arthur Azevedo, através de apoios e parcerias.
Desde então a missão do grupo é levar a música clássica para quem não tem acesso a obras de autores como Mozart e Beethoven por falta de informação ou condições financeiras, ou mesmo pela distância de tradicionais palcos de arte erudita. Além disso, nossa instituição se compromete a investir, cada vez mais, no desenvolvimento profissional de jovens músicos.
Quando começamos a nos apresentar, desde crianças até adultos se aproximavam e, com expressões que revelavam curiosidade e estranheza, perguntavam como aprender a tocar aqueles instrumentos que nunca tinham visto. A partir daí, passamos não só a difundir a música clássica, mas a ensiná-la. Até hoje é assim, basta fazer uma inscrição para aprender conosco. Entendemos que iniciativas como essa fazem a diferença na vida de muitos.
Atualmente desenvolvemos o Programa Cidadania Sinfônica. Conheça algumas de nossas ações e seja um patrocinador você também.